Acessibilidade / Reportar erro

Compartimento Taquacetuba do Reservatório Billings (SP, Brasil): influência diferencial do corpo de água central e dos tributários na qualidade da água

Resumo

Objetivo

Esta pesquisa avaliou a qualidade da água do Compartimento Taquacetuba, Reservatório Billings (Brasil), por meio da análise de dados da qualidade de água. O Compartimento tem múltiplos usos como abastecimento público de água e atividade de pesca profissional e é de fundamental importância para a população do Estado de São Paulo.

Métodos

A amostragem foi realizada na entrada do compartimento (P1), junto ao ponto de captação para transposição de água para abastecimento público (P2) e na foz dos principais tributários (P3 - P6) formadores do compartimento. As amostragens se concentraram nos períodos úmido e seco de 2017. As variáveis físicas e químicas analisadas foram: temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, turbidez, clorofila α, nitrogênio amoniacal, nitrito, nitrato, nitrogênio total, ortofosfato e fósforo total.

Resultados

O Compartimento Taquacetuba mostrou comprometimento da qualidade da água evidenciado por elevados níveis de condutividade elétrica, clorofila α e fósforo total, acima dos limites da legislação, classificando os pontos de amostragem com super ou hiper condição de eutrofia. O ponto P1, mostrou o maior estresse ambiental, com piora da qualidade da água no período chuvoso, já os demais pontos (P2 - P6) apresentaram melhora na época chuvosa. Os pontos P5 e P6, localizados na foz dos tributários rio Monos e rio Curucutu respectivamente, mostraram as melhores condições ambientais, evidenciadas por tendência aos maiores níveis de oxigênio e menor turbidez no período chuvoso.

Conclusões

A partir do resultado observado, reconhecemos duas fontes principais responsáveis pelo comprometimento da qualidade da água no Compartimento Taquacetuba: i) a contribuição do corpo central do reservatório Billings, relacionada à grande influência negativa do bombeamento de água do Rio Pinheiros com grande carga orgânica, especialmente durante o período das chuvas, e ii) a contribuição da bacia dos tributários, sendo que os tributários Monos e Curucutu, por estarem em área de reserva indígena, apresentam melhor qualidade da água. Este estudo reconhece a importância do uso e ocupação do solo no entorno dos afluentes e contribui com dados originais para subsidiar medidas de gestão para melhoria da qualidade da água no Compartimento de Taquacetuba.

Palavras-chave:
comprometimento da água; qualidade físicas e químicas da água; eutrofização; reservatório tropical

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com