Acessibilidade / Reportar erro

Literatura científica global sobre aplicações e tendências no uso de grupos morfológicos funcionais em estudos do fitoplâncton

Resumo:

Objetivo

A aplicação de abordagens desconstrutivas em ecologia aquática tem aumentado recentemente. Em especial para o fitoplâncton, algumas classificações funcionais vêm sendo utilizadas, como tentativa de sumarizar traços similares de um grupo de espécies para melhor compreender as respostas dos organismos à variabilidade da paisagem. Uma destas abordagens é a classificação funcional do fitoplâncton baseada na morfologia (MBFG - Morphologically Based Functional Groups). Focando nesta abordagem, nós mapeamos sistematicamente a literatura científica para revelar as aplicações e tendências deste enquadramento funcional para o fitoplâncton de ecossistemas aquáticos continentais.

Métodos

Para tanto, nós selecionamos a partir da base de dados Thomson ISI Web Of Science todos os artigos publicados entre 2010 e 2018 que tratam de MBFG. Um total de 179 manuscritos que citaram a classificação funcional do fitoplâncton baseada na morfologia foram registrados, dos quais três foram excluídos por falta de acesso às informações.

Resultados

Foi observada uma clara tendência temporal no aumento no número de citações envolvendo a abordagem morfológica, sendo Brasil, Uruguai e China os países com os maiores números de estudos. Do total de registros, 60 manuscritos aplicaram a classificação morfológica em seus estudos e 23 destes compreendem estudos comparativos com outras abordagens funcionais. Nós detectamos que a maior parte das aplicações foram realizadas para o fitoplâncton de lagos, sendo biomassa a métrica mais utilizada para o enquadramento dos táxons em MBFG. MBFG IV (organismos de tamanho médio sem especialização), VII (grandes colônias mucilaginosas) e III (grandes organismos filamentosos com aerótopos) foram os grupos mais frequentemente registrados.

Conclusões

Este estudo mostrou tendência crescente no número de estudos que utilizaram a abordagem funcional baseada na morfologia (MBFG). Acreditamos que abordagens desconstrutivas, como MBFG, são uma ferramenta útil para avaliar questões de interesse na ecologia do fitoplâncton.

Palavras-chave:
algas planctônicas; morfologia funcional; traços morfológicos; mapeamento sistemático da literatura

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com