Acessibilidade / Reportar erro

Biomassa de algas perifíticas sob diferentes níveis de sombreamento: uma abordagem experimental

Resumo:

Objetivo

A luz é um componente essencial no processo de síntese dos compostos orgânicos por organismos fotossintetizantes. Acreditando que um maior nível de luminosidade influencia de maneira positiva na produção de biomassa, buscamos avaliar a influência de diferentes níveis de sombreamento sobre a biomassa de algas perifíticas, através de estudo experimental em mesocosmo.

Métodos

Lâminas de vidro foram utilizadas como substratos artificiais para a colonização e sucessão das algas no Lago das Garças, planície de inundação do alto Rio Paraná, durante quinze dias, e posteriormente transferidos para nove aquários. Estes foram divididos em três tratamentos: três sem cobertura (AC), três com telas de sombreamento de 50% (A50) e três com telas de 80% de sombreamento (A80). Variáveis abióticas (pH, condutividade, turbidez, temperatura e oxigênio dissolvido) e biomassa foram mensuradas a cada três dias, durante 15 dias. A biomassa foi avaliada através do método de clorofila-a. A cada cinco dias foram avaliadas as concentrações de fósforo total, fosfato, nitrogênio total, nitrato e nitrogênio amoniacal.

Resultados

Não foi observada uma variação significativa da biomassa ao longo do tempo, entretanto, há uma diferença significativa entre os tratamentos. A maior biomassa média foi encontrada no tratamento controle e a menor foi encontrada no tratamento com 80% de sombreamento. As demais variáveis limnológicas avaliadas não apresentaram mudanças significativas ao longo do tempo.

Conclusões

As variáveis abióticas não influenciaram a biomassa da comunidade ficoperifítica, a qual foi influenciada apenas pela luminosidade. Assim, concluímos que a luz é uma variável com influência direta na produção de biomassa perifítica. Em baixa intensidade, é uma variável que pode limitar a produção de biomassa. Em alta intensidade, no entanto, influencia aumentando sua produção.

Palavras-chave:
luminosidade; perifíton; experimento; clorofila-a

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com