Acessibilidade / Reportar erro

Análise do conteúdo estomacal confirma a plasticidade alimentar de uma espécie de peixe generalista em um rio tropical

Resumo

Objetivo

Neste artigo, comparamos a composição da dieta da pescada branca Plasgioscion squamosissimus em áreas preservadas e impactadas (área agrária) de um rio amazônico, a fim de quantificar a plasticidade trófica em diferentes habitats e avaliar a importância de uma espécie carnívora generalista como um indicador ambiental baseado em sua variação alimentar.

Métodos

Analisamos o conteúdo estomacal de 135 indivíduos e comparamos o nível trófico de P. squamosissimus e a origem dos itens alimentares nos habitats impactados e preservados.

Resultados

Os valores do nível trófico em ambas as áreas foram semelhantes. Nas duas áreas, P. squamosissimus utilizou uma grande variedade de itens alimentares, consumindo principalmente peixes e invertebrados de origem autóctone. No entanto, em relação à composição dos itens alimentares, pequenos peixes pelágicos e itens autóctones foram consumidos com maior frequência na área preservada, enquanto na área impactada predominaram os peixes e invertebrados bentônicos na dieta.

Conclusões

Nossa análise intestinal sugere a plasticidade na dieta de P. squamosissimus em diferentes áreas, sendo útil apontar a capacidade de P. squamosissimus de modificar sua dieta na situação impactada, utilizando mais material bentônico na área impactada, a fim de manter uma posição trófica semelhante.

Palavras-chave:
carnívoro; plasticidade alimentar; ecologia trófica; composição da dieta; rio Machado (Brasil)


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com