Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da invasão de espécies vegetais na dinâmica da serapilheira em riachos subtropicais

Resumo

Objetivo

Avaliamos o efeito da presença de Hovenia dulcis Thunb. (Rhamnaceae) em zonas ripárias sobre a dinâmica da matéria orgânica de pequenos riachos subtropicais.

Métodos

Realizamos este estudo em três riachos subtropicais de Mata Atlântica com diferentes densidades de H. dulcis na vegetação ripária localizados no sul do Brasil. Em cada riacho quantificamos o aporte de matéria orgânica alóctone durante um ano utilizando baldes (área: 0.04 m2/balde) suspensos a cerca de 1 m do leito dos riachos em três trechos distintos (15 baldes/trecho = 45 baldes/riacho). Mensalmente, o material vegetal retido nos baldes foi recolhido individualmente, seco (40±5 ºC/72 h), identificado (detritos nativos conjuntamente e detritos de H. dulcis isoladamente) e pesado.

Resultados

Em média, o maior aporte de matéria orgânica nativa ocorreu durante os meses de inverno (~55 g.m-2), tendo oscilado entre ~31 g.m-2 (verão) e ~46 g.m-2 (primavera) ao longo do ano. O aporte de matéria orgânica de H. dulcis, entretanto, foi concentrada nos meses de outono (~56 g.m-2) e verão (~28 g.m-2), sendo escassa nas outras estações do ano (~3 g.m-2 na primavera e no inverno). Apenas a contribuição da matéria orgânica nativa foi associada à precipitação mensal. A presença de H. dulcis alterou a dinâmica da matéria orgânica alóctone nos riachos. Ao contrário do observado com a vegetação nativa (aporte de matéria orgânica relacionada com a pluviosidade) o aporte de H. dulcis esteve relacionado com a fenologia da espécie, que é decídua e com queda foliar fortemente marcada, ocorrendo especialmente durante os meses de outono.

Conclusões

Quando presente em elevadas densidades (dominante), a presença de H. dulcis na vegetação ripária de riachos torna a oferta de recursos vegetais alóctones escassa em alguns períodos do ano alterando a disponibilidade de energia nesses ecossistemas e, potencialmente, o funcionamento de riachos subtropicais.

Palavras-chave:
Mata Atlântica; invasão biológica; espécies exóticas; zonas ripárias


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com