Acessibilidade / Reportar erro

Relação peso-comprimento de espécies nativas e não nativas de um rio subtropical da Mata Atlântica

Resumo

Objetivo

O objetivo foi descrever os parâmetros LWR das espécies nativas e não nativas do rio Guaraguaçu e comparar esses parâmetros das espécies não nativas obtidos no rio Guaraguaçu com os parâmetros de LWR dos seus locais de distribuição nativa disponível na literatura.

Métodos

Os exemplares foram coletados semestralmente entre 2004 e 2007, usando diferentes técnicas de amostragens.

Resultados

No total, foram analisados 673 exemplares de 10 espécies. Seis espécies apresentaram alometria positiva (b>3) e três alometria negativa (b<3) e isometria (b=3). Espécies nativas possuem parâmetros de LWR idênticos a estudos prévios, exceto Centropomus parallelus, a qual apresentou isometria neste estudo. As espécies não nativas Clarias gariepinus e Ictalurus punctatus demonstraram diferenças significativas entre os parâmetros de LWR do Guaraguaçu e das suas áreas de distribuição nativa. Oreochromis niloticus não apresentou diferença significativa entre os parâmetros de LWR entre o Guaraguaçu e sua área nativa de distribuição.

Conclusões

O resultado indica que as condições ambientais talvez não influenciem o crescimento das espécies não nativas, o que explicaria o sucesso de invasão destas espécies.

Palavras-chave:
espécies exóticas; Floresta Atlântica; pesca; ictiofauna; relação peso-comprimento

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com