Acessibilidade / Reportar erro

Toxicidade aguda de elementos potencialmente tóxicos em protozoários ciliados do Lago de Maracaibo (Venezuela)

Resumo:

Objetivo

Neste artigo, os efeitos ecotoxicológicos agudos de Cr(III), Cr(VI), Cd(II) e V(V) foram avaliados em protozoários ciliados isolados do Lago de Maracaibo, estimando o CL50 para um tempo de 1 h exposição e observações a cada 5 min.

Métodos

Isolamentos e culturas de protozoários ciliados foram feitos a partir de amostras de águas superficiais para então realizar testes de toxicidade em condições estáticas e controladas, identificando a imobilidade celular (morte) como critério de avaliação.

Resultados

A resposta dos protozoários ciliados permitiu determinar inequivocamente a toxicidade aguda na presença de elementos potencialmente tóxicos (EPT), com mortalidades variáveis ​​dependendo do gênero, do elemento testado e da sua concentração. Os resultados obtidos com Euplotes sp. indicam que o protozoário é um biomonitor sensível e indicado para o biomonitoramento de contaminação por EPT no Lago Maracaibo.

Conclusões

O uso de períodos de exposição mais curtos oferece oportunidades de mostrar os efeitos da toxicidade precoce em populações naturais e de atuar em tempo hábil (sistemas de alerta precoce) em eventos de contaminação de EPT, bem como o desenvolvimento de métodos de biomonitoramento sensíveis e rápidos para a detecção desses elementos no meio ambiente.

Palavras-chave:
Euplotes sp.; metal pesado; concentração letal; exposição de curto prazo; zooplâncton

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com