Acessibilidade / Reportar erro

Triagem de genes produtores de cianotoxinas em sistemas de água doce do Equador

Resumo:

Objetivo

Este estudo buscou a detecção de genes cyr e mcy para avaliar a presença de potenciais produtores de cilindrospemopsina (CN) e microcistina (MC) em corpos d'água equatorianos.

Métodos

O DNA ambiental (eDNA) foi extraído de oito corpos d'água e uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do Equador. Uma “nested” PCR foi projetada para amplificar os genes mcyB, cyrE e cyrJ nessas amostras ambientais. Os produtos de PCR foram sequenciados e pesquisados no banco de dados GenBank.

Resultados

Potenciais produtores de CN foram encontrados em sete corpos d'água e na ETAR. A amplificação de cyrE revelou três variantes pertencentes à espécies dos gêneros Raphidopsis e Aphanizomenon e uma para cyrJ com cerca de 90% de identidade com espécies dos gêneros Raphidiopsis e Oscillatoria. Quatro corpos d'água apresentaram a mesma variante para mcyB semelhante a Microcystis panniformis com 99% de identidade.

Conclusões

Este estudo contribui com novos dados sobre a presença de cianobactérias tóxicas e fornece novas ferramentas moleculares para avaliar os riscos de cianotoxinas em corpos d'água equatorianos.

Palavras-chave:
cilindrospermopsina; microcistina; nested PCR; Andes; Amazônia

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com