Acessibilidade / Reportar erro

Influência da estiagem prolongada na qualidade da água de reservatórios tropicais em uma região semiárida

Objetivo

Períodos de estiagem são frequentes no semiárido brasileiro e parecem induzir a degradação da qualidade da água, alterando as propriedades físicas, químicas e biológicas dos ecossistemas aquáticos. Os reservatórios dessa região estão sujeitos a amplas flutuações em seus volumes devido à escassez de chuvas e às altas taxas de evaporação em períodos de estiagem. O objetivo do estudo foi identificar padrões na qualidade da água de reservatórios durante um período de estiagem prolongada. Espera-se que condições mais secas e rasas favoreçam o crescimento algal divido a maior disponibilidade de nutrientes, causando degradação da qualidade da água.

Métodos

Foram realizadas amostragens mensais ao longo de vinte meses (maio de 2011-dezembro de 2012) em dois reservatórios tropicais do semiárido brasileiro. Dados de precipitação e volume foram obtidos por órgãos ambientais. A transparência foi medida em campo com disco de Secchi, enquanto que a condutividade, os nutrientes, os sólidos suspensos e a clorofila foram analisados em laboratório. As mudanças temporais nas variáveis ambientais foram analisadas em cada reservatório, utilizando uma análise de agrupamento two-way e uma análise de componentes principais (ACP).

Resultados

O volume de ambos reservatórios reduziu consideravelmente durante o estudo devido ao período prolongado de precipitações baixas ou ausentes. Foi possível identificar padrões opostos nas concentrações de clorofila-a dos reservatórios, à medida que a estiagem se prolongava: no primeiro o crescimento algal foi favorecido e, no segundo, a concentração de colorofila-a diminuiu devido à alta turbidez inorgânica. Ambos reservatórios apresentaram uma aumento em sua turbidez e condutividade durante o período de estiagem prolongada.

Conclusões

A redução do volume durante a estiagem prolongada contribuiu para a degradação da qualidade da água devido à alta biomassa algal e à alta turbidez. Fatores locais, como a natureza dos sólidos em suspensão, podem desempenhar um papel importante na determinação da qualidade da água desses mananciais.

eutrofização; manancial; volume; clorofila; sólidos suspensos


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com