Acessibilidade / Reportar erro

Influência dos tributários na comunidade de diatomáceas perifíticas em uma planície de inundação

Resumo

Em planícies de inundação impactadas, afluentes de pequeno porte tem um papel essencial na manutenção da biodiversidade do sistema. Objetivo: Este trabalho objetivou caracterizar a comunidade de diatomáceas (Bacillariophyta) perifíticas em área de proteção nacional na planície de inundação do Alto Rio Paraná considerando a importância dos tributários como fonte de recursos e propágulos. O objetivo deste estudo foi entender a influência dos tributários sob a comunidade de diatomáceas perifíticas de uma área protegida localizada na Planície do alto rio Paraná. Esperamos que as espécies presentes na calha principal do Rio (principalmente o último trecho) sejam um subconjunto da comunidade dos tributários.

Métodos

A área de estudo está inserida no último trecho livre de barramentos nesta planície e conta com a contribuição de vários tributários. A amostragem foi realizada no ano 2014 em dois tributários e três pontos da calha principal do Rio Paraná, e o material perifítico obtido de pecíolos da macrófita aquática Eichhornia azurea (Sw.) Kunth.

Resultados

Foram registrados 115 táxons de diatomáceas. Os maiores valores de riqueza de espécies foram registrados nos tributários, e as maiores densidades nos tributários e nos pontos que sofreram influência direta dos tributários. A maior similaridade foi observada entre os tributários, que são localizados na área preservada da planície. Os resultados de beta diversidade demonstraram que locais mais próximos tiveram menores valores, e que turnover de espécies foi o componente mais importante nesta planície.

Conclusão

Dessa forma, esses resultados reforçam a importância dos tributários principalmente sobre o estabelecimento das algas e seu desenvolvimento refletido na densidade de espécies. Ainda demonstraram que ambientes em área preservada apresentam maior riqueza de espécies e podem servir como pool de propágulos para outros ambientes a jusante.

Palavras-chave:
algas bentônicas; diversidade beta; turnover; conservação


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com