Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição das comunidades de Arquéias e Bactérias em um reservatório subtropical.

Resumo: Objetivo

As comunidades microbianas desempenham papel crucial nos processos ambientais como na mineralização de matéria orgânica e ciclagem de nutrientes em ambientes aquáticos. No entanto, apesar da importância ecológica de archaea e bactéria em ambientes aquáticos, a estrutura destas comunidades permanece pouco estudada.

Métodos

Neste sentido, nos avaliamos a riqueza e densidade de archaea e bactéria na coluna d’água e no sedimento do reservatório de Itupararanga e avaliamos as relações entre os fatores bióticos e abióticos. Para tanto, amostragens foram realizadas em cinco profundidades na região próxima a barragem e em três profundidades no ponto da entrada.

Resultados

A partir de PCR-DGGE observou-se que ambas as comunidades distribuíram-se ao logo dos pontos de amostragem, mesmo em condições com presença de oxigênio.

Conclusões

A densidade bacterianas, avaliada por qPCR foi maior do que a de archaea, provavelmente devido a maior plasticidade metabólica desses microrganismos.

Palavras-chave:
águas continentais; comunidade microbiana; PCR/DGGE; real time PCR


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com