Acessibilidade / Reportar erro

Dieta de peixes bentívoros e disponibilidade de presa em riachos da bacia do rio Pirapó-PR

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar a dieta de sete espécies de peixes que consomem predominantemente macroinvertebrados bentônicos, e a disponibilidade desses organismos no ambiente. Foi analisada a ocorrência de segregação trófica entre as espécies de peixes e a correlação entre a abundância de macroinvertebrados na dieta e no ambiente.

Métodos

Peixes e macroinvertebrados foram amostrados em três riachos da bacia do Rio Pirapó (alto Rio Paraná - Brasil). Diferenças na composição da dieta entre as espécies foram testadas usando uma análise de variância permutacional multivariada (PERMANOVA). Foi utilizada uma correlação de Spearman para testar a relação entre a abundância de macroinvertebrados consumidos e os disponíveis no ambiente.

Resultados

Todas as espécies consumiram predominantemente insetos aquáticos, mas variações interespecíficas significativas na composição da dieta foram verificadas para a maioria delas. Para cinco das sete espécies analisadas não houve correlação significativa entre a abundância de macroinvertebrados na dieta e os disponíveis no ambiente.

Conclusões

Os resultados mostraram que houve segregação trófica entre a maioria das espécies, e que suas dietas não foram correlacionadas positivamente com a abundância de presas no ambiente, indicando que os macroinvertebrados mais consumidos não foram os mais abundantes no ambiente. Estes resultados sugerem que as espécies selecionam os macroinvertebrados e que características morfológicas e comportamentais de ambos predadores e presas são importantes na alimentação de peixes de riachos.

Keywords:
segregação trófica; disponibilidade de macroinvertebrados; fauna bentônica; Alto rio Paraná

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com