Acessibilidade / Reportar erro

Primeira evidência de um local de desova do peixe ameaçado de extinção Brycon orbignyanus (Valenciennes, 1850) (Characiformes, Bryconidae) no Médio rio Uruguai, Brasil

Resumo:

Objetivo

Este estudo fornece a primeira evidência direta sobre a localização de um sítio de desova de Brycon orbignyanus (Valenciennes, 1850) no médio rio Uruguai.

Métodos

As amostragens foram realizadas com uma rede de plâncton (500 µm) durante novembro de 2017 no rio Uruguai, próximo a confluência com o rio Piratinim, RS, Brasil. A triagem foi realizada em campo e a identificação da espécie foi feita utilizando a técnica do ictioplâncton vivo.

Resultados

Foram capturados 47 ovos de B. orbignyanus na calha principal do rio Uruguai, em um trecho caracterizado por fluxo rápido, baixa profundidade (3 m) e fundo rochoso, localizado alguns quilómetros acima da confluência com o rio Piratinim. Os ovos são esféricos, bem hidratados, semi-densos, transparentes e não-adesivos, com uma única membrana e grande espaço perivitelino. O diâmetro total variou entre 3.500 e 4.000 µm. Os ovos estavam em estágio inicial de desenvolvimento embrionário e as células apresentavam 8, 16 ou 32 blastômeros. Um total de 16 ovos se desenvolveram em larva nos recipientes. As larvas eclodiram aproximadamente após 18 horas de incubação, e levaram 14 dias para virar juvenis.

Conclusão

Esse parece ser o primeiro registro de evidência de um local de desova de B. orbignyanus na Bacia do Rio da Prata, e indicam a relevância do médio rio Uruguai como área de recrutamento para essa espécie ameaçada.

Palavras-chave:
reprodução; peixe reofílico; represas; ovos; ictioplâncton

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com