Acessibilidade / Reportar erro

Primeiro registro de microplástico em duas espécies de peixe (Iheringhthys labrosus e Astyanax lacustris) num trecho do Médio Rio Uruguai, Brasil

Resumo

Objetivo

O objectivo foi analisar a incidência de microplásticos na dieta dos peixes no meio do Rio Uruguai.

Métodos

O presente trabalho analisou o conteúdo gastrointestinal de duas espécies: Astyanax lacustris e Iheringichthys labrosus.

Resultados

Uma amostra de sessenta e um indivíduos de A. lacustris e vinte e nove indivíduos de I. labrosus foi examinada para destacar a ingestão de microplásticos na seção média do rio Uruguai no Brasil. Em A. lacustris, foram encontradas onze fibras e dois fragmentos em seu conteúdo gastrointestinal, correspondendo a 18,1% das amostras, enquanto no I. labrosus foram encontradas doze fibras e um fragmento, correspondentes a 34,5% das amostras analisadas. A coloração azul também foi prevalente na ocorrência de microplásticos.

Conclusões

Esses dados são o primeiro registro de microplásticos nessa zona e representam uma linha de base para essa contaminação para estudos futuros.

Keywords:
contaminação ambiental; peixes de água doce; Rio Uruguai; ingestão microplástica


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com