Acessibilidade / Reportar erro

Condutores da dinâmica espacial do zooplâncton em um pequeno rio neotropical

Resumo

Objetivo

Nosso objetivo foi descrever a estrutura e os padrões espaciais da comunidade zooplanctônica em um pequeno sistema fluvial brasileiro (sub-bacia do rio Paranaíba) e avaliar o papel de um meandro na dinâmica dessa comunidade.

Métodos

Amostras de zooplâncton foram coletadas em pontos localizados em um meandro e no leito do rio Aporé durante os períodos chuvoso e seco. Coletamos essas amostras na superfície e fundo de duas zonas diferentes (litorânea e canal). Para cada período hidrológico, a análise de variância foi conduzida para determinar as diferenças na riqueza de espécies e abundância do zooplâncton entre os diferentes pontos (longitudinal), zonas (lateral) e profundidades (vertical). A análise de cluster foi realizada para avaliar a similaridade na composição de espécies. Além disso, uma análise de correspondência canônica foi usada para selecionar as variáveis ambientais que melhor explicaram a variação nos dados de abundância do zooplâncton.

Resultados

Registramos 152 espécies: 70 de rotíferos, 53 de amebas testáceas, 20 de cladóceros e 9 de copépodes. Observamos mudanças na riqueza de espécies e abundância do zooplâncton ao longo do eixo longitudinal do rio tanto no período chuvoso quanto no seco. No entanto, não detectamos nenhuma mudança lateral ou vertical nesses atributos. A análise de cluster também indicou que as maiores diferenças na composição de espécies estavam no eixo longitudinal do rio. A variabilidade longitudinal do zooplâncton foi associada principalmente a influência de um meandro a montante, bem como a mudanças na velocidade de fluxo d’água, turbidez e concentrações de sólidos suspensos à jusante.

Conclusões

Nossos resultados demonstraram a importância de uma heterogeneidade de características hidrológicas como fator estruturante da comunidade zooplanctônica no rio Aporé. Assim, destacamos a relevância de ações para proteger e manter as características naturais desses ambientes.

Palavras-chave:
rio Aporé; meandro; micro-habitat; potamoplâncton; composição taxonômica

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com