Acessibilidade / Reportar erro

Variáveis ambientais como preditoras da assembleia de peixes em sistemas aquáticos semiáridos

Resumo

Objetivo

Para entender a distribuição das espécies de peixes e seu uso do habitat, uma série de variáveis ambientais foi avaliada como preditoras da composição e riqueza de assembleias de peixes em sistemas aquáticos semiáridos tropicais.

Métodos

Nós avaliamos a composição de espécies de peixes em sistemas aquáticos semiáridos e estabelecemos seu grau de associação com a estrutura do habitat aquático. Os locais amostrados consistiram em trechos de riachos temporários com fluxo de água superficial, poças temporárias isoladas e reservatórios artificiais. A amostragem de peixes foi realizada em quatro ocasiões durante as estações úmida (abril e junho de 2006) e seca (setembro e dezembro de 2006). A correlação entre riqueza e abundância com a estrutura do habitat foi avaliada utilizando regressão múltipla. Os padrões de variação na composição da comunidade de peixes entre os locais foram avaliados utilizando Escalonamento Multidimensional Não-Métrico, e a Análise de Espécies Indicadoras foi utilizada para determinar quais espécies eram indicadoras significativas dos locais. Para estabelecer correlações multivariadas e testar a hipótese de que a composição local de peixes está associada às variáveis ambientais, utilizamos uma Análise de Correspondência Canônica.

Resultados

A regressão múltipla mostrou que as variáveis morfométricas, largura do trecho do riacho, comprimento do riacho e elevação explicaram 75,6% da variação na riqueza de peixes. A cobertura de macrófitas e a vegetação marginal adicionaram ao poder preditivo do modelo da equação, onde o modelo final explicou 86,9% da variação na riqueza de peixes. A Análise de Correspondência Canônica mostrou uma relação significativa entre os dados de composição de peixes e a morfologia dos locais amostrados (altitude, inclinação da margem e profundidade litorânea). Dentre as variáveis de qualidade da água, composição do habitat e substrato, a temperatura, areia e cascalho apresentaram maior correlação com os eixos da CCA.

Conclusões

Esses resultados indicaram que as comunidades de peixes assumiram diferentes estruturas e composições nos diferentes tipos de habitat de acordo com a heterogeneidade ambiental em sistemas aquáticos de regiões secas.

Palavras-chave:
rios intermitentes; estrutura do habitat; conservação; composição do substrato

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com