Acessibilidade / Reportar erro

Aportes naturais e antrópicos de nutrientes em bacias hidrográficas de reservatórios do semiárido brasileiro

Resumo:

Objetivo

Estimar o aporte de cargas de N e P emitidas por fatores naturais (deposição atmosférica e desnudação do solo) e antrópicos (agricultura, pecuária e águas servidas) para as bacias de contribuição de dois reservatórios do semiárido brasileiro (Mendubim e Umari).

Métodos

No presente trabalho, utilizamos dados georreferenciados disponibilizados por órgãos oficiais, dados apresentados em trabalhos acadêmicos, coletas de campo e análise laboratorial nas estimativas dos aportes de nitrogênio e fósforo para as bacias hidrográficas de dois reservatórios semiárido brasileiro.

Resultados

O desnudamento do solo foi identificado como a principal fonte natural de N e a deposição atmosférica como a principal fonte de P, em ambas as bacias de contribuição. Dentre as fontes antrópicas, a principal fonte de N e P, para as duas bacias, foi a pecuária. As cargas totais (naturais e antrópicas) de N (579,01 tonne.ano-1) e P (136,35 tonne.ano-1) recebidas pela bacia de contribuição de Umari foram, respectivamente, 43,9% e 22,1% superiores às recebidas por Mendubim, com predominância de fontes antropogênicas tanto na emissão de nitrogênio quanto de fósforo.

Conclusões

Os resultados mostraram a importância do monitoramento de atividades antrópicas que possam potencializar aportes de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, em bacias do semiárido brasileiro. A quantificação dos fatores de emissão aqui analisados ​​pode ser uma ferramenta no desenvolvimento de estratégias para mitigar os problemas que altas concentrações de N e P podem trazer para a qualidade e uso da água em reservatórios do semiárido.

Palavras-chave:
desnudamento do solo; eutrofização; fontes antropogênicas; fontes naturais; pecuária

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com