Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos reprodutivos das fêmeas de Leporinus lacustris Campos, 1945 (Characiformes, Anostomidae) em uma planície de inundação Neotropical

Resumo:

Objetivo

Este estudo avaliou a reprodução e fecundidade de L. lacustris em ambientes da planície de inundação do alto rio Paraná, com os objetivos de: (i) reconhecer as células germinativas da foliculogênese e oogênese; (ii) caracterizar as fases reprodutivas; (iii) investigar o diâmetro dos oócitos e avaliar se esta espécie tem o desenvolvimento dos oócitos sincrônico em grupo ou assincrônico e se a desova é total ou parcelada; (iv) estimar a fecundidade do lote; (v) estabelecer a relação entre fecundidade/peso do ovário, comprimento padrão e peso total e (vi) verificar as principais áreas de reprodução desta espécie na planície de inundação do alto rio Paraná.

Métodos

As amostragens foram realizadas em rios, lagoas abertas e fechadas no alto rio Paraná, com redes de espera nos meses de março, junho, setembro e dezembro de 2013, 2014, 2015, 2016, 2018 e 2019 e março e setembro de 2017. Foram amostradas 442 fêmeas e subamostradas 111, das quais foi retirada uma subamostra do ovário e fixada em solução de Bouin. Uma subamostra de 20 ovários na fase apta a desova foi fixada em solução de formaldeído tamponado a 4%, para posteriormente, estimar o diâmetro dos oócitos e fecundidade.

Resultados

As células germinativas registradas foram: oogônias diferenciadas, oócitos de crescimento primário e secundário, oócitos de crescimento completo e maduros, e folículos pós-ovulatórios que permitiram reconhecer as fases reprodutivas. As informações do diâmetro dos oócitos revelou que a espécie tem desenvolvimento dos oócitos sincrônico em grupo, fecundidade determinada e desova parcial, e elimina no período de desova em média 38.490 oócitos.

Conclusões

Leporinus lacustris reprodutivamente bem sucedido no rio Baía e nas lagoas Fechada, do Guaraná, dos Patos, das Garças, do Ventura e do Ressaco do Pau Véio reforçando a importância das áreas de proteção ambiental das ilhas e várzeas do rio Paraná, Parque Nacional da Ilha Grande e Parque Estadual do rio Ivinheima.

Palavras-chave:
oogênese; fases reprodutivas; tipo de desova; peixes de água doce; rio Paraná

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com