Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição espacial e sazonal da matéria orgânica dissolvida cromófora em ambientes da planície de inundação do alto rio Paraná (Brasil)

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi identificar a origem da matéria orgânica dissolvida (MOD) em ambientes da planície de inundação do alto rio Paraná e sua variação sazonal e espacial. MÉTODOS: Para tal, foram utilizadas técnicas de espectroscopia ultravioleta-visível e de fluorescência. As amostras foram coletadas no período de novembro de 2007 a setembro de 2008 em seis lagoas da planície de inundação. RESULTADOS: A qualidade da MOD difere entre ambientes e também entre as estações seca e chuvosa. Os ambientes conectados ao rio Paraná apresentaram grande variação na proporção autóctone/alóctone. Macrófitas aquáticas podem representar uma contribuição importante à MOD nas lagoas Garças e Osmar. CONCLUSÕES: Em geral, ambientes conectados ao rio Paraná têm maior influência de COD autóctone, enquanto os demais têm maior influência de COD alóctone.

MOD; MODC; COD; espectroscopia; planície de inundação


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com