Acessibilidade / Reportar erro

Ecologia alimentar de Eigenmannia desantanai (Gymnotiformes: Sternopygidae) no Pantanal Sul, Brasil

Resumo

Objetivo

O estudo buscou investigar se as mudanças na composição da dieta e na amplitude de nicho trófico de Eigenmannia desantanai podem ser explicadas pelos períodos hidrológicos, rios e/ou ontogenia dos peixes.

Métodos

As coletas foram realizadas mensalmente nos rios Paraguai e Amonguijá, entre Fevereiro de 2009 a Janeiro de 2011.

Resultados

Foram coletados 338 exemplares de E. desantanai, sendo 224 do Rio Amonguijá e 114 do Rio Paraguai. Ao todo, foram identificados 21 itens alimentares. Restos de animais digeridos (RAD), Chironomidae, Cladocera e Ostracoda apresentaram maior importância na dieta de E. desantanai. A composição da dieta foi influenciada pelos períodos hidrológicos, seguida pelas diferenças dos rios amostrados e da ontogenia. Em contrapartida, apenas os períodos hidrológicos explicaram a variação na amplitude do nicho trófico de E. desantanai.

Conclusões

A dieta de E. desantanai é composta principalmente por Chironomidae, Cladocera e Ostracoda, no entanto, os indivíduos consumiram outros alimentos devido às mudanças dos períodos hidrológicos, seguida das características dos rios Amonguijá e Paraguai e da variação ontogenética. Neste contexto, os resultados deste estudo são pertinentes à ecologia alimentar de E. desantanai, fornecendo diretrizes para o manejo e conservação da espécie.

Palavras-chave:
dieta; tuvira; planície de inundação; Rio Paraguai; Rio Amonguijá


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com