Acessibilidade / Reportar erro

Fator de condição relativo: o legado de Le Cren para a ciência pesqueira

Resumo:

Objetivo

Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise cienciométrica para avaliar e quantificar a contribuição do fator de condição relativo e das principais ideias propostas por ‘Le Cren, 1951’ em estudos sobre a saúde de um indivíduo ou população em ambientes aquáticos. Especificamente, respondemos as seguintes questões (i) quais foram as tendências espaciais e temporais nas citações de ‘Le Cren, 1951’? (ii) quais revistas citaram ‘Le Cren, 1951’ mais frequentemente? (iii) em quais tipos de ambientes aquáticos e organismos o fator de condição relativo tem sido mais frequentemente aplicado? (iv) quais as principais aplicações abordadas em ‘Le Cren, 1951’ foram mais frequentemente utilizadas por cientistas pesqueiros? E (v) quais métodos (i.e. índice de Quételet ou índice de massa corpórea, fator de condição de Fulton, fator de condição de Le Cren, peso relativo, índice residual ou índice de massa escalonado) usados para estimar o fator de condição, identificados nos trabalhos que citaram ‘Le Cren, 1951’, têm sido mais frequentemente usados? Além disso, as principais críticas ao uso do fator de condição relativo são discutidas

Métodos

Em maio de 2016, nós realizamos uma análise cienciométrica dos trabalhos publicados de 1951 a dezembro de 2015 que citaram o artigo de Le Cren utilizando a base de dados da Thomson Reuters (ISI Web of Knowledge, apps.isiknowledge.com).

Resultados

Ao todo 1128 artigos foram contabilizados. O número de citações aumentou significativamente ao longo do tempo. A maioria das citações ocorreu em dois periódicos (Journal of Fish Biology and Journal of Applied Ichthyology). A maior parte dos artigos foi realizada em ambientes aquáticos. O artigo de Le Cren tem sido citado principalmente em artigos que estimaram o fator de condição ou a relação peso-comprimento de uma população. Além disso, nós enfatizamos que o fator de condição relativo proposto por Le Cren em 1951 ainda é o principal método utilizado para estimar a condição corporal de um indivíduo ou população.

Conclusões

Assim, a contribuição significativa de Le Cren para o estudo da saúde animal é inegável e nós enfatizamos que entre os métodos, identificados nos artigos que citaram ‘Le Cren, 1951’, para estimar a condição corporal, o fator de condição relativo proposto por Le Cren ainda é o mais utilizado.

Palavras-chave:
Eric D. Le Cren; condição corporal; índices de condição; relação peso-comprimento; ecossistemas aquáticos

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com