Acessibilidade / Reportar erro

Rede de interações peixe-alimento ao redor de piscicultura com tanque-rede em um reservatório neotropical

Resumo:

Objetivo

Nós verificamos se peixes selvagens se alimentam de ração residual proveniente de piscicultura em tanques-rede, alterando a dieta e a rede de interação peixe-alimento.

Métodos

Foram avaliadas as dietas de Astyanax lacustris, Iheringichthys labrosus, Leporinus amblyrhynchus, Schizodon nasutus e Steindachnerina insculpta do Reservatório Chavantes, Bacia do Alto Paraná. Os peixes foram coletados mensalmente de março de 2008 a fevereiro de 2009 ao redor da área de piscicultura (net cage - NC) e em uma área de referência (reference site – RS), sem a influência das atividades de piscicultura. Nós verificamos os resultados usando gráficos e métricas da análise de redes complexas e análise de variância permutacional.

Resultados

Foram coletados 641 indivíduos das cinco espécies de peixes, 292 na área NC e 349 na RS. No total 24 itens alimentares foram consumidos pelos peixes em NC e 22 em RS. A rede de interação peixe-alimento apresentou padrão aninhado nas duas áreas avaliadas, demonstrando a estrutura generalista desta interação. Os valores de conectância e grau médio da rede de interação foram baixos. Detrito foi o item mais consumido nas duas áreas avaliadas. Três das cinco espécies avaliadas (A. lacustris, S. nasutus e I. labrosus) tiveram ração residual em suas dietas. Ração foi o quarto item mais consumido na área NC, sendo o mais frequente em indivíduos de A. lacustris e S. nasutus.

Conclusões

Os nossos resultados mostram que a atividade de piscicultura usando tanques-rede pode influenciar as interações tróficas dos sistemas aquáticos, bem como, demonstram a habilidade de S. nasutus, L. labrosus e A. lacustris em consumirem o novo item alimentar inserido no ambiente.

Palavras-chave:
piscicultura; reservatório Chavantes; interações ecológicas; teleósteos

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com