Acessibilidade / Reportar erro

Influência relativa de efeitos ambientais diretos e indiretos na concentração da clorofila-a planctônica em riachos do Cerrado

Resumo

Objetivo: A clorofila-a pode ser influenciada diretamente por variáveis locais e/ou indiretamente pelo cobertura e uso do solo, uma vez que alterações na paisagem promovem mudanças em variáveis limnológicas, o que por sua vez afeta a produtividade primária de ambientes aquáticos tais como riachos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi determinar a importância relativa dos componentes ambientais locais e de paisagem e verificar os efeitos diretos e indiretos dessas variáveis na concentração da clorofila-a planctônica em 30 riachos do Cerrado (Bacia do rio Santa Teresa).

Resultados

Os ambientes aquáticos durante o período de estudo foram oligotróficos. Somente as variáveis locais foram importantes para explicar a variação da clorofila-a (R2 = 0,27; P = 0,04). Além disso, a análise de caminhos demonstrou que todas as variáveis utilizadas na análise influenciaram mais de forma direta do que indiretamente a concentração de clorofila-a. Diretamente a condutividade foi a variável mais importante, seguida de turbidez.

Conclusões

A grande proporção de vegetação nativa remanescente na bacia indica que a região de estudo ainda é bastante preservada, o que pode explicar a maior importância das variáveis locais em detrimento do pequeno efeito da paisagem na variação da clorofila-a.

Palavras-chave:
fitoplâncton; condutividade; partição da variância; ecologia de paisagem; ecologia de riachos


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com