Acessibilidade / Reportar erro

Influência do uso da terra sobre a composição estrutural e funcional da comunidade de macroinvertebrados associados a detritos em riachos subtropicais da Floresta Atlântica

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de usos da terra em bacias de drenagem de riachos sobre a composição taxonômica e funcional das comunidades de invertebrados aquáticos associados a detritos foliares.

Métodos

Avaliamos a colonização de invertebrados em detritos de plantas incubadas em riachos com presença e ausência de vegetação ripária e diferentes usos da terra na área de drenagem. Utilizamos a abordagem de litter bags.

Resultados

A composição taxonômica e funcional da fauna de invertebrados associados aos detritos variou entre os riachos. Além disso, os riachos com presença de vegetação mostraram comunidades com menor variação taxonômica e funcional. Ainda, a densidade de invertebrados fragmentadores foi menor nos riachos sem vegetação.

Conclusões

A porcentagem de vegetação ripária é um fator ambiental importante na composição dos invertebrados. Porém, os usos da terra em toda a bacia de drenagem devem ser considerados como fatores relevantes na estruturação da biota aquática.

Palavras-chave:
colonização de invertebrados; grupos tróficos funcionais; qualidade ambiental; integridade ambiental

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com