Acessibilidade / Reportar erro

Moluscos associados a raízes de Avicennia schaueriana (Magnoliophyta: Acanthaceae) em um estuário hipersalino no nordeste do Brasil

Resumo

Objetivo

Avicennia schaeuriana é uma das seis espécies que compõem as florestas de mangue do Brasil e formam franjas de mangue ao longo dos cursos d’água, sendo diretamente influenciadas pela maré. As raízes do mangue A. schaeuriana atuam como um dos microhábitats utilizados pela biodiversidade de invertebrados do ecossistema estuarino. Este estudo objetivou inventariar a malacofauna associada às raízes de Avicennia schaueriana em um estuário hipersalino e inverso, destacando variações na abundância e diversidade ao longo de um gradiente de salinidade e em períodos sazonais distintos.

Métodos

Foram delimitadas três estações amostrais ao longo do curso do estuário. Em cada estação foram posicionados 3 transectos de 10 metros paralelos a margem e para cada um deles foram sorteados previamente 3 pontos amostrais aleatórios e em cada ponto foram obtidas 3 amostras de raízes de A. schaueriana. Um total de 108 amostras foram acondicionadas em sacos plásticos contendo formol a 4% e posteriormente passaram por processo de triagem e identificação dos espécimes associados até o menor nível taxonômico possível.

Resultados

Uma abundância total de 171 indivíduos foi registrada, distribuída entre 10 espécies, 7 famílias e 9 gêneros, das classes Bivalvia e Gastropoda. A abundância dos espécimes diferiu entre os períodos sazonais e entre as estações de amostragem ao longo do gradiente de salinidade.

Conclusões

A maior riqueza de espécies e abundância de organismos no período chuvoso permite inferir sobre a importância do ciclo hidrológico estuarino na regulação da biodiversidade deste ambiente. O presente estudo evidencia a importância da manutenção e proteção das florestas de mangue compostas por A. schaueriana, bem como a necessidade da realização de estudos mais aprofundados.

Palavras-chave:
florestas de mangue; invertebrados; estuário; gastrópodes

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com