Acessibilidade / Reportar erro

Autecologia de Cylindrospermopsis raciborskii (Woloszynska) Seenayya et Subba Raju

Resumo:

Objetivo

Cylindrospermopsis raciborskii (Woloszynska) Seenayya e Subba Raju, também chamada de Raphidiopsis raciborskii, é uma cianobactéria diazotrófica e filamentosa com heterócitos terminais, pertencente à ordem Nostocales, que tem sido foco de vários estudos por conta da sua toxicidade e ampla distribuição geográfica.

Métodos

Para compreender a sua autoecologia e identificar os fatores-chave que controlam sua dominância, a presente revisão discute, com base em publicações recentes, se a expansão dessa espécie é resultado de uma elevada plasticidade metabólica ou a existência de ecótipos distintos.

Resultados

Dentre os principais fatores ambientais sobre o crescimento de C. raciborskii estão sua capacidade de sobreviver em um amplo intervalo de temperatura, intensidade luminosa e pH, dominar tanto em ambientes estratificados quanto misturados, preferir condições oligohalinas, produzir e secretar substâncias alelopáticas, sofrer pequena pressão de herbivoria, e, apesar de associada a ambiente eutróficos, tolerar baixa concentração de fósforo e de nitrogênio com alta afinidade a amônio

Conclusões

Devido a estas diferenças significativas relacionadas às condições ambientais de crescimento e desenvolvimento apontadas nos diversos estudos, sugerimos como hipótese mais apropriada a existência de diferentes ecótipos que predominarão em condições ambientais específicas.

Palavras-chave:
Nostocales; plasticidade metabólica; ecótipos; fatores ambientais

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com