Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição do ictioplâncton determinada por diferentes ambientes em uma lagoa costeira de água doce

Resumo

Objetivo

Este estudo teve como objetivo avaliar a distribuição espacial e temporal do ictioplâncton na lagoa do Peri, uma lagoa costeira de água doce no Brasil.

Método

s: O ictioplâncton foi coletado bimestralmente de junho de 2008 a abril de 2010 com redes cônico-cilíndricas planctônicas de 500 µm em cinco estações de amostragem.

Resultados

Neste estudo, foram capturados 181 ovos e 1.316 larvas de peixes de espécies estuarinas e de água doce. As espécies mais representativas foram Awaous tajasica, Ctenogobius sp1 e Platanichthys platana. O teste de Kruskal-Wallis (H) indicou que existem diferenças significativas na distribuição temporal dos ovos e na distribuição espaço-temporal das larvas (p<0,05). Em geral, os ovos foram capturados durante as estações de outono, inverno e primavera na Região Neotropical. A relevância do fator geoespacial mostrou segregação espacial na assembleia de larvas. As larvas foram capturadas em ambientes cercados por mata ciliar, próximo à foz de córregos, em áreas mais profundas com fundo rochoso.

Conclusões

Regiões próximas a córregos e cercadas por florestas densas parecem ser essenciais para a desova e desenvolvimento de espécies de peixes na lagoa do Peri. Este estudo pode orientar importantes diretrizes ambientais para a preservação da ictiofauna desse ambiente intocado e particular.

Palavras-chave:
peixes; reprodução; Lagoa do Peri; ambiente de água doce; fatores abióticos

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com