Acessibilidade / Reportar erro

Índice de integridade biótica baseado em assembleias de peixes em riachos pampeanos e sua implementação ao longo do riacho Del Azul (província de Buenos Aires, Argentina)

Resumo:

Objetivo

Comunidades de água doce respondem a mudanças abióticas e bióticas no meio ambiente, sendo amplamente utilizadas como indicadores de integridade ambiental. Os peixes têm sido um dos grupos biológicos mais utilizados para esse fim. O riacho Del Azul, localizado na região pampeana da Argentina, tem sido monitorado até agora usando uma abordagem físico-química, sendo esse monitoramento esporádico devido a restrições econômicas e operacionais associadas às análises químicas. Neste artigo, desenvolvemos um Índice de Integridade Biótica para o riacho Del Azul (IBIA) com base no Índice de Integridade Biótica de Karr como uma alternativa.

Métodos

Calculamos dois índices físico-químicos existentes para comparação, sendo um deles o NSF-WQI e o outro um índice local referido como Índice de Qualidade da Água para o Riacho Del Azul que é baseado no primeiro.

Resultados

Os três índices mostraram tendências semelhantes ao longo dos trechos examinados, detectando boas condições no trecho superior da bacia, condições mínimas no final da área urbana e recuperação em direção ao trecho inferior da bacia.

Conclusões

Como o IBIA segue os mesmos padrões dos índices fisicoquímicos, tem menor custo de implantação e é mais simples de aplicar, o promovemos como alternativa ao tradicional monitoramento fisico-químico da qualidade da água para riachos pampeanos.

Palavras-chave:
biomonitoramento; peixe pampeano; qualidade da água, IBI, ictiofauna neotropical

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com