Acessibilidade / Reportar erro

Primeiro registro de Apistogrammoides pucallpaensis Meinken, 1965 (Perciformes, Cichlidae) para o Brasil, em adição informações da fecundidade

Resumo

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo registrar a ocorrência de Apistogrammoides pucallpaensis no território brasileiro, pois até o momento tem sua distribuição restrita ao Peru e Colômbia.

Métodos

As coletas foram realizadas no ano de 2013, durante o levantamento da ictiofauna da região do Auati-Paraná, localizada na Reserva Mamirauá no estado do Amazonas. Nas vegetações aquáticas flutuantes foram utilizadas rede de cerco e na região litoral foram utilizados rapichés. Apistogrammoides é o único entre os Geophaginae que possui de 6-9 espinhos na nadadeira anal, enquanto Apistogramma possui de 3-4.

Resultados

Nota-se a presença de três manchas evidentes na nadadeira caudal e presença de uma listra preta na lateral do corpo que segue desde o olho até o pedúnculo caudal, característica marcante para diferenciar a espécie.

Conclusões

Este trabalho amplia a distribuição de A. pucallpaensis , sendo o primeiro registro da espécie para o Brasil.

Palavras-chave:
ciclídeo anão; vegetação flutuante; tipo de desova

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com