Acessibilidade / Reportar erro

Fatores climáticos e limnológicos influenciam a estrutura da comunidade fitoplanctônica em dois reservatórios subtropicais de um sistema em cascata

Resumo

Objetivo: Uma série de represas ao longo do curso de um rio formam o complexo sistema em cascata de reservatórios. A interconectividade dessas represas são percebidas com a redução da turbidez e fósforo e aumento da riqueza de espécie ao longo do sistema. Além disso, cada reservatório possui suas características, bióticas e abióticas, que devem ser avaliadas e utilizadas como instrumento na elaboração de propostas de manejo contínuo das bacias hidrográficas. O rio Jacuí, com cinco represas inseridas ao longo do seu curso superior, é um importante recurso hídrico do estado do RS, explorado para geração de energia e agricultura, no entanto seus efeitos na comunidade fitoplanctônica das represas construídas em cascata ainda é desconhecido. Dessa forma o presente estudo teve como objetivo investigar padrões espaciais e temporais do fitoplâncton associadas às características climatológicas e limnológicas dos reservatórios de água Ernestina e Itaúba, localizados no curso superior do rio Jacuí, RS, Brasil.

Métodos

Campanhas amostrais foram realizadas sazonalmente de janeiro de 2012 a fevereiro de 2013, com quatro estações amostrais dentro de cada represa e em três diferentes profundidades. As unidades amostrais foram determinadas de acordo com as três zonas do reservatório: zonas de rio, transição e lago.

Resultados

Foram identificadas 91 espécies fitoplanctônicas em Ernestina e 130 em Itaúba. Não houve diferença significativa entre padrões verticais e horizontais, pois a comunidade respondeu a mudanças sazonais e as características especificas de cada represa.

Conclusões

A riqueza de espécies e a transparência da água aumentou a jusante do sistema e alterações no tempo de retenção da água foram importantes para densidade e composição de células.

Palavras-chave:
Plâncton; sazonalidade; dinâmica ecológica; tempo de retenção


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com