Acessibilidade / Reportar erro

Influência de diferentes larguras da vegetação ripária e tipos de substrato sobre a estrutura de comunidade de larvas de Odonata (Insecta) em riachos do sul do Brasil

Resumo:

Objetivo

Avaliamos a influência do tipo de substrato e categorias de larguras de vegetação ripária na estrutura da comunidade de Odonata (Insecta) em riachos do sul do Brasil.

Métodos

A amostragem ocorreu em doze segmentos de riachos que diferiam em suas larguras de vegetação ripária (de mais de 40 m a menos de 5 m). As larvas de Odonata foram coletadas em substratos inorgânicos (pedra e cascalho) e orgânicos (folhiço) em cada segmento. As diferenças na composição de Odonata entre substratos e categorias de largura da vegetação ripária foram testadas usando PERMANOVA e visualizadas com diagramas de ordenação. Além disso, analisamos a influência da largura da vegetação ripária, levando em consideração dois níveis de resolução: mais fina (quatro categorias:> 40 m, 30-15 m, 15-5 m e <5 m) e mais grossa (mais estreita e mais larga que 15 m).

Resultados

A composição do Odonata diferiu mais fortemente de acordo com o tipo de substrato, independentemente do nível de resolução. O substrato folhiço apresentou composição diferente do que os inorgânicos. Foi detectado um efeito das larguras ripárias na composição de Odonata na escala grossa, enquanto na escala fina, a interação entre as larguras do substrato e ripária foi significativa, com a composição do substrato folhiço em larguras de vegetação maiores diferindo da composição pedra e do cascalho em larguras mais estreitas.

Conclusões

A composição das larvas de Odonata respondeu às maiores reduções nas larguras ripárias (acima de 15 m), indicando que reduções acima desse nível são suficientes para afetar a estrutura da comunidade destes insetos. Além disso, a composição diferente de Odonata em substratos orgânicos em larguras de vegetação ripária mais amplas em comparação com substratos inorgânicos em larguras mais estreitas indica uma relação complexa entre vegetação ripária e substrato na estruturação de comunidades de insetos em riachos no sul do Brasil. A interação entre as larguras da vegetação ripária e o substrato sugere que os efeitos das reduções nas larguras ripárias na composição de Odonata não são semelhantes entre os tipos de substrato.

Palavras-chave:
insetos aquáticos; composição do substrato; estrutura de comunidade; macroinvertebrados; zonas ripárias

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com