Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DE EXTRATOS DE ARISTOLOCHIA LAGESIANA (ARISTOLOCHIACEAE) SOBRE A LAGARTA-DA-SOJA, ANTICARSIA GEMMATALIS (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE)

EFFECT OF EXTRACTS OF ARISTOLOCHIA LAGESIANA (ARISTOLOCHIACEAE) ON VELVETBEAN CATERPILLARS

RESUMO

Vários relatos de atividades biológicas podem ser encontrados nas espécies de plantas pertencentes ao gênero Aristolochia (Aristolochiaceae), cujas plantas estão distribuídas em todo o território nacional. Visando a obtenção de mais informações sobre essas plantas, avaliou-se a ação de extratos de Aristolochia lagesiana Ule. var. intermedia Hoehne sobre Anticarsia gemmatalis Hüebner, 1818 (Lepidoptera: Noctuidae). O experimento foi conduzido no Laboratório de Biologia e Criação de insetos da FCAV/ UNESP – Jaboticabal e no Laboratório de Química Orgânica do IQ/ UNESP – Araraquara. A toxidade relativa dos extratos foi determinada através da aplicação tópica de uma gota de 1 µL de solução, de cada extrato, que foi aplicada no mesotórax de lagartas de terceiro instar, utilizando-se um aparelho microaplicador. As plantas foram extraídas em acetona, que foi evaporada antes da aplicação e, para isto, os extratos foram re-solubilizados em etanol para obtenção das seguintes dosagens: 6,0; 9,6; 13,2; 16,8; 20,4 e 22,0 mg/?L. Os extratos de A. lagesiana alongam a duração do período larval, reduzem o peso de pupas e também diminuem a viabilidade larval de A. gemmatalis .

PALAVRAS-CHAVE
Planta inseticida; efeitos deletérios; extratos acetônicos

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br