Acessibilidade / Reportar erro

BIOLOGIA DA COCHONILHA-PARDA PARTHENOLECANIUM PERSICAE (FABRICIUS, 1776) (HEMIPTERA: COCCIDAE) EM VIDEIRA VITIS LABRUSCA L. VAR. ISABEL (VITACEAE)

BIOLOGY OF EUROPEAN PEACH SCALE PARTHENOLECANIUM PERSICAE (FABRICIUS, 1776) (HEMIPTERA: COCCIDAE) ON GRAPEVINE VITIS LABRUSCA L. VAR. ISABEL (VITACEAE).

RESUMO

A cochonilha-parda Parthenolecanium persicae (Fabricius, 1776) (Hemiptera: Coccidae) é uma das principais pragas da videira na região sul do Brasil. Com o objetivo de estudar a biologia da espécie, fêmeas grávidas foram coletadas em parreiral de Vitis labrusca L. da variedade Isabel (Vitaceae) em dezembro de 2002 e trazidas ao laboratório, onde foram fixadas em plantas de videira com um ano de idade. Após a eclosão, quinzenalmente foi acompanhado o desenvolvimento dos insetos (n = 30) medindo-se o comprimento e a largura das cochonilhas, fecundidade e viabilidade das fases de desenvolvimento. A cochonilha-parda apresentou ciclo anual, com três instares ninfais. O primeiro instar ocorreu de janeiro a março, o segundo de abril a julho e o terceiro de agosto a novembro. A fecundidade foi de 2.449,5 ± 323,46 ovos/fêmea com viabilidade de 87,5%. As ninfas de primeiro, segundo e terceiro instares, apresentaram viabilidade de 93,3, 82,1 e 86,9%, respectivamente. A viabilidade de ovo a adulto foi de 58,2%. Não foi observada a presença de machos na espécie.

PALAVRAS-CHAVE
Insecta; Coccoidea; Vitis labrusca

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br