Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM FARELOS NO CRESCIMENTO IN VITRO DE PLEUROTUS OSTREATUS EM MEIOS À BASE DE CAPIM-ELEFANTE (PENNISETUM SPP.)

EFFECT OF SUPPLEMENT WITH BRANS ON THE IN-VITRO GROWTH OF PLEUROTUS OSTREATUS IN MEDIA MADE WITH ELEPHANT-GRASS (PENNISETUM SPP.)

RESUMO

O cogumelo comestível Pleurotus spp. (hiratake) é cultivado em diferentes substratos lignocelulósicos, sendo que conforme a formulação do meio de cultivo, diferenças na produtividade poderão ser obtidas. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento in vitro de 3 linhagens de P. ostreatus, sob o efeito da suplementação de farelos em diferentes concentrações ao meio de cultura à base de capim-elefante. O experimento consistiu na utilização de meios de cultura estéreis à base de capim-elefante suplementados com farelos de soja, trigo, arroz e milho nas concentrações de 0, 10 e 20%, distribuídos em placas de Petri, inoculado com as linhagens BF24, DF33 e HF19 de P. ostreatus e incubados a 28º C, visando a avaliação da biomassa fúngica e crescimento micelial. Verificou-se que o meio de cultivo com 20% de farelo de soja aumentou a biomassa fúngica e o crescimento micelial para as duas linhagens de P. ostreatus; a suplementação com farelo de trigo foi menos eficiente que a com farelo de soja e os farelos de arroz e milho não apresentaram efeito no aumento da biomassa fúngica e crescimento micelial das linhagens cultivadas.

PALAVRAS-CHAVE
Crescimento micelial; biomassa fúngica; suplementação; cogumelos; hiratake

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br