Acessibilidade / Reportar erro

As cores do ódio: imagens do ódio racial em Absalão, Absalão! de Faulkner 1 Traduzido do francês para o português por Márcio de Oliveira Bezerra. Universidade Clermont Auvergne, Mestre pela Faculdade de Letras, Línguas e Ciências Humanas, Auvergne-Rhône-Alpes, França.

The colors of hatred in Absalom, Absalom!, of Faulkner

RESUMO:

A partir do romance Absalão, Absalão!, de Faulkner, pretendemos estudar as diferentes imagens do ódio racial presentes nessa obra. Esta forma específica de ódio pretende diferenciar brancos e negros, o mais precisamente possível, para que assim se evite qualquer risco de amálgama e de confusão, vivenciadas como essencialmente incestuosas. Este ódio é mosaico e narcisista, e visa preservar o ego ao mesmo tempo em que o projeta para fora e destrói todo inimigo interno que possa vir a comprometer sua supremacia. Mas este ódio destina-se sobremodo a esconder o amor da mãe-terra, tão profundo quão secreto.

Palavras-chave:
ódio racial; escravidão; incesto; amor materno.

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com