Acessibilidade / Reportar erro

SUBLIMATION AS A PARADIGM OF THE PSYCHE CONSTITUTION: METAPSYCHOLOGY AND THEORETICAL-CLINICAL DEVELOPMENTS* * Article taken from the reflections developed during a research for a doctoral program in Psychology (UNESP/Assis, 2014). Financialinstitution: CAPES.

RESUMO:

A sublimação como paradigma da constituição psíquica: metapsicologia e desdobramentos teórico-clínicos. O presente estudo presta-se a uma compreensão da sublimação como um evento psíquico inextricavelmente atrelado ao advento do sujeito, caracterizando-se assim como um processo de subjetivação singular e paradigmático no que se refere à constituição psíquica. Iniciamos com uma breve revisão teórico-conceitual com relação ao processo sublimatório em Freud, bem como sua retomada e aprofundamento efetuados por J. Lacan, e considerando articulações contemporâneas sobre a temática relacionamos sua importância, há muito tempo negligenciada, no que se refere aos aspectos e desdobramentos teórico-clínicos, bem como sua fundamental importância no que diz respeito à compreensão da constituição psíquica dentro do referencial psicanalítico.

Palavras-chave:
Sublimação; Psicanálise; Processos Criativos.

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com