Acessibilidade / Reportar erro

NEIKO-ERÓTICA: A LITERATURA ERÓTICA CONTEMPORÂNEA À LUZ DA PSICANÁLISE FREUDIANA * * Financiamento: o presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Neiko-erotic: contemporary erotic literature in the light of Freudian psychoanalysis

RESUMO:

Este texto objetiva apresentar uma leitura da literatura erótica contemporânea a partir da teoria psicanalítica de Sigmund Freud. Percorrendo a história da escrita feminina e da literatura erótica, verifica-se o surgimento da chamada literatura erótica contemporânea. Entre as características desse gênero, destaca-se o cenário das tramas eróticas que torna central um eixo sombrio no qual gravita a sexualidade das personagens que, à luz da teoria freudiana, pode ser lida como um caráter disruptivo, característica fundamental das relações amorosas. Nesse viés, para que a erótica se valha como tal, torna-se necessária a presença de um traço discordante que nomeamos de neiko-erótico.

Palavras-chave:
escrita feminina; literatura erótica; pulsão de vida; pulsão de morte; teoria freudiana

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com