Acessibilidade / Reportar erro

Sobre o narcisismo como campo de pesquisa: variações da técnica psicanalítica e desdobramentos clínicos1 1 Este trabalho é parte da pesquisa homônima, financiada pela FUNADESP, desenvolvida no Laboratório de Estudos em Psicanálise e Conexões Interdisciplinares (Lepci).

On narcissism as a field of research: variations on psychoanalytic technique and clinical extensions.

Resumo:

A proposta deste artigo é investigar o alargamento do raio de ação do método psicanalítico a partir da exploração do narcisismo como campo de pesquisa. Para tal, será efetuado um recuo aos primórdios da constituição da subjetividade, mais precisamente a uma época do desenvolvimento infantil que antecede o estabelecimento do status de unidade do eu. Esse avanço para trás amplia as possibilidades de escuta do material inconsciente não representado, abrindo o caminho para a inserção da qualidade da presença do analista no processo de associatividade.

Palavras-chave:
narcisismo; associação livre; representação; atenção flutuante; neutralidade

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com