Acessibilidade / Reportar erro

Infecção por Helicobacter pylori e lesões precursoras de câncer gástrico: prevalência e fatores associados em um laboratório de referência no Sudeste do Brasil

RESUMO

CONTEXTO:

A infecção por Helicobacter pylori é o fator de risco mais importante para atrofia gástrica e metaplasia intestinal, ambas consideradas lesões precursoras do câncer gástrico. Portanto, a investigação da ocorrência de infecção por H. pylori, das lesões precursoras e dos fatores associados orienta a adoção de estratégias específicas para o controle deste tipo de câncer.

OBJETIVO:

Avaliar a prevalência de infecção por H. pylori em pacientes submetidos à endoscopia digestiva alta, bem como a prevalência de metaplasia intestinal, atrofia e inflamação crônica e a associação destas com a infecção por H. pylori.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo retrospectivo com base em laudos de biópsias endoscópicas gástricas realizadas em laboratório privado afiliado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes foram avaliados quanto à idade, sexo e tipo de serviço de saúde. As amostras foram avaliadas quanto à presença de H. pylori e também de inflamação crônica, metaplasia intestinal e atrofia glandular.

RESULTADOS:

Do total de 4.604 pacientes (idade média de 51±16,6), 63,9% eram do sexo feminino e 63,1% provenientes de serviços de saúde privado. A prevalência de infecção por H. pylori foi de 31,7% (n=1.459) e o percentual de infecção foi significativamente maior nos pacientes do serviço público de saúde (42,0%) em relação aos pacientes do serviço privado de saúde (25,6%). Entre os pacientes com H. pylori (+), foi observado maior percentual de metaplasia intestinal (17,7% vs 13,3%) e atrofia glandular (17,6% vs 6,9%) quando comparados aos H. pylori (-) (P<0,01). Dos pacientes H. pylori (+) com pelo menos um tipo de lesão precursora (n=418), 161 (38,5%) apresentaram metaplasia e inflamação crônica, 160 (38,3%) apresentaram atrofia e inflamação crônica e, finalmente, 97 (23,2%) apresentaram metaplasia, atrofia e inflamação crônica simultaneamente.

CONCLUSÃO:

O presente estudo reforça a associação da infecção por H. pylori com lesões precursoras de câncer gástrico em uma população brasileira, enfatizando a importância de medidas de prevenção de infecção, bem como o tratamento de pacientes infectados, principalmente em regiões com níveis socioeconômicos mais baixos que apresentam maior prevalência de infecção por H. pylori.

DESCRITORES:
Helicobacter pylori; Neoplasias gástricas; Metaplasia; Gastrite atrófica

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br