Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento das estenoses esofágicas benignas simples com dilatadores de Savary-Gilliard: ainda é necessária a regra de três?

RESUMO

CONTEXTO:

A dilatação por velas é considerada uma técnica eficaz para o tratamento de estenoses esofágicas benignas simples. A “regra de três” tem sido defendida para prevenir eventos adversos relatados, como sangramento e perfuração. No entanto, a adesão a esta regra aumentou o custo e a duração do tratamento.

OBJETIVO:

Demonstrar a segurança e os benefícios de longo prazo das dilatações progressivas por velas até chegar a 15 mm (45Fr) em uma única sessão de endoscopia com não adesão à regra de três.

MÉTODOS:

Uma análise retrospectiva de dados coletados prospectivamente de pacientes com estenoses esofágicas benignas simples tratadas com múltiplos dilatadores de velas progressivas até atingir 15 mm (45Fr) em uma única sessão.

RESULTADOS:

A mediana de idade foi de 58 anos (variação de 28-89) e 83,3% dos pacientes eram do sexo feminino. O principal sintoma de apresentação foi a disfagia para sólidos em 11/12 casos (91,6%). A causa da estenose esofágica benigna simples foi distribuída como segue: 7/12 membranas esofágicas, 2/12 estenose péptica, 2/12 anéis de Schatzki e um ferimento cáustico. 75% necessitaram apenas de uma sessão para o sucesso clínico. Não foram descritos eventos adversos graves. Nenhum retorno dos sintomas foi anotado em uma continuação mediana de 20 meses.

CONCLUSÃO:

A regra de três em pacientes com as estenoses esofágicas benignas simples secundárias às membranas esofágicas, os anéis de Schatzki e as estenoses péptica tratadas com os dilatadores de Savary-Gilliard não é necessária, mostrando bons resultados clínicos. Estudos prospectivos com mais pacientes são necessários.

DESCRITORES:
Estenose esofágica; Dilatação; Esofagoscopia

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br