Acessibilidade / Reportar erro

THE PREVALENCE OF CELIAC DISEASE IN PATIENTS WITH IRON-DEFICIENCY ANEMIA IN CENTER AND SOUTH AREA OF IRAN

Contexto -

A doença celíaca é uma enteropatia imunomediada, devido a uma sensibilidade permanente ao glúten em pessoas geneticamente suscetíveis. A anemia por deficiência de ferro é a anemia mais frequente em seres humanos e, além disso, é uma manifestação extra intestinal comum da doença celíaca.

Objetivo -

Investigar a correlação entre níveis de imunoglobulina de anticorpos anti-transglutaminase tissular A (anti-tTG IgA) e G (IgG anti-tTG) e alterações histológicas e, em seguida, determinar a prevalência de doença celíaca no Centro e Sul do Irã em pacientes com anemia por deficiência de ferro.

Métodos -

Foram incluídos neste estudo um total de 402 pacientes com idades entre 12-78 anos, que apresentavam anemia por deficiência de ferro. Hemoglobina, volume corpuscular médio e ferritina sérica foram determinados. Amostras de sangue venoso para imunoglobulina de anti-tTG IgA e IgG anti-tTG foram obtidas nestes pacientes. Endoscopia gastrointestinal foi recomendada para pacientes que tiveram sorologia positiva.

Resultados -

Dos 402 pacientes com anemia por deficiência de ferro, 42 (10,4%) tiveram sorologia positiva para doença celíaca. A biópsia do intestino delgado de todos os pacientes com sorologia positiva mostrou alterações patológicas (Marsh I, II e III). Não houve diferença significativa no nível de hemoglobina média entre os pacientes com deficiência de ferro com ou sem a doença celíaca. O resultado da biopsia duodenal não mostrou relação significativa entre a gravidade das alterações patológicas e níveis de IgG anti-tTG (P -valor: 0/869), mas descobriu-se relação significativa entre as alterações patológicas e níveis de anti-tTG IgA (P -valor: 0/004).

Conclusão -

A pesquisa de doença celíaca por dosagem de anticorpo anti-transglutaminase tissular deve ser completada como investigação de rotina em pacientes com anemia por deficiência de ferro. Os clínicos devem considerar a doença celíaca como um possível causa de anemia em todos os pacientes com anemia ferropriva.

Doença celíaca; Anemia ferropriva; Endoscopia gastrointestinal; Transglutaminases


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br