Acessibilidade / Reportar erro

Biópsia percutâneas de lesões hepática guiada por ultrassonografia: análise de 171 casos de um único centro oncológico

RESUMO

CONTEXTO:

Lesões focais nos exames de imagem do fígado em pacientes oncológicos, embora sejam achados fortemente sugestivos de envolvimento metastático, permanece a necessidade de confirmação histológica, a fim de que se institua uma terapia apropriada.

OBJETIVO:

Verificar a segurança e a eficácia do procedimento de biópsia hepática percutânea guiada por ultrassom, realizado pelo serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

MÉTODOS:

Estudo transversal, descritivo, baseado em dados secundários de 171 pacientes, submetidos a biópsias hepáticas percutâneas, guiadas por ultrassonografia, realizadas no ICC, de fevereiro de 2010 a março de 2015. Os dados quantitativos obtidos foram apresentados em forma de números absolutos ou percentuais, com ênfase nas taxas de complicações, ocorridas nas primeiras seis horas de observação hospitalar.

RESULTADOS:

A acurácia geral foi de 96,4%. Encontramos uma taxa global de complicações de 2,3%, sendo que 75% delas foram de natureza hemorrágica. Não verificamos a ocorrência de óbitos dentro do período de observação pós-biópsia.

CONCLUSÃO:

A utilização de agulhas calibrosas, parece, de fato, estar relacionada à melhoria na acurácia diagnóstica, com baixas taxas de complicações, sobretudo as hemorrágicas, contudo não letais. No presente trabalho, a idade mostrou-se um fator modificador da acurácia.

DESCRITORES:
Metástase neoplásica; Fígado; Biópsia guiada por imagem, efeitos adversos; Ultrassonografia, métodos

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br