Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da cromoendoscopia com aprimoramento da imagem na taxa de perda de adenoma na colonoscopia de rastreio

RESUMO

CONTEXTO:

O câncer colorretal é uma das principais causas de morte relacionada ao câncer em todo o mundo. A colonoscopia é o padrão ouro para diagnosticar e tratar lesões precoces, levando à diminuição da incidência e mortalidade do câncer colorretal. Entretanto, é importante o reconhecimento de que alguns adenomas podem não ser detectados (adenomas perdidos) durante o exame, e todos os esforços vêm sendo destinado a reduzir esta taxa. O aprimoramento das tecnologias de imagem, incluindo cromoendoscopia eletrônica e ampliação, tem sido cada vez mais adotado para melhorar a taxa de detecção de adenomas colorretais. Como exemplo, as imagens obtidas com o I-scan® (Pentax, Tóquio, Japão), que fornecem cromoendoscopia virtual em tempo real durante o exame para visão do padrão de superfície, destacando a microvasculatura da lesão detectada. As evidências sobre o impacto do uso do I-scan® na taxa de detecção de adenoma colorretal são escassas.

OBJETIVO:

Avaliar se o uso de imagens I-scan® (Pentax, Tóquio, Japão) tem impacto na taxa de perda de adenoma nas colonoscopias de triagem.

MÉTODOS:

Estudo observacional prospectivo de colonoscopias comparando cromoscopia com o aprimoramento de superfície e luz-branca. Pacientes acima de 50 anos submetidos à colonoscopia foram alocados aleatoriamente em dois grupos usando randomização eletrônica - Grupo 1: primeira inspeção com luz branca de alta definição seguida por uma segunda inspeção com o aprimoramento de superfície pelo I-scan 1®; Grupo 2: primeira inspeção com o aprimoramento de superfície I-scan 1® seguida de uma segunda inspeção com luz branca de alta definição. O desfecho primário foi a taxa de perda de adenomas do primeiro exame, calculado com o número de adenomas detectados na segunda inspeção do exame dividido pelo número total de adenomas detectados em ambas inspeções.

RESULTADOS:

Participaram do estudo 85 pacientes, sendo excluídos 14, com amostra final de 71 pacientes. 34 foram alocados para o Grupo 1 e 37 no Grupo 2. Um total de 58 adenomas foram detectados, 40 na primeira inspeção (20 em cada grupo) e 18 na segunda inspeção, somente no Grupo 1. A taxa de perda de adenoma foi maior para o Grupo 1 do que para o Grupo 2 (47,4% vs 0% P=0,0002).

CONCLUSÃO:

A utilização de aprimoramento de superfície I-scan 1 reduz a taxa de perda de adenomas em exames colonoscópios.

Palavras-chave:
Adenoma; colonoscopia; cólon; pólipo cólico; estudo prospectivo

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br