Acessibilidade / Reportar erro

HUMAN DNA QUANTIFICATION IN THE STOOLS OF PATIENTS WITH COLORECTAL CANCER

Contexto -

O câncer colorretal é, mundialmente, uma das principais causas de câncer. A colonoscopia é o melhor método de rastreamento, no entanto a adesão é inferior a 50%. A quantificação de DNA humano (hDNA) nas fezes pode ser um possível método não invasivo de rastreamento, que é consequência da elevada proliferação e esfoliação de células cancerosas.

Objetivo -

Quantificar o DNA humano nas fezes de pacientes com câncer colorretal ou pólipos

Métodos -

Cinquenta pacientes com câncer colorretal, 26 pólipos e 53 com colonoscopia normal foram incluídas. DNA total e humano foram analisados a partir de fezes congeladas.

Resultados -

Maior concentração de hDNA nas fezes foi observada em pacientes com câncer colorretal em comparação com controles e pólipos. Pacientes com tumores localizados no cólon esquerdo apresentaram concentrações mais elevadas de hDNA. Não houve diferença entre pólipos e controles. Um nível de corte de 0.87ng/mL de DNA humano foi determinado para pacientes com câncer colorretal pela curva ROC, com sensibilidade de 66% e especificidade de 86,8%. Para pólipos o nível de corte foi de 0,41, a sensibilidade foi de 41% e a especificidade de 77,4%.

Conclusão -

Maior concentração de hDNA foi encontrada em pacientes com câncer colorretal. A quantificação de hDNA das fezes pode ser um método de rastreio do câncer colorretal.

Neoplasias colorretais, diagnóstico; Pólipos; DNA; Fezes


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br