Acessibilidade / Reportar erro

Doença do refluxo gastroesofágico em lactentes que apresentaram Eventos Resolvidos Breves Não Explicados - Brief Resolved Unexplained Event (BRUE)

RESUMO

CONTEXTO:

O termo Eventos Resolvidos Breves Não Explicados (Brief Resolved Unexplained Event - BRUE) é uma descrição do evento agudo que ocorre em lactentes menores de 1 ano de idade que inclui pelo menos uma das seguintes características: cianose ou palidez; respiração ausente, diminuída ou irregular, alteração acentuada no tônus ou nível alterado de responsividade. É necessário um procedimento investigativo para identificar o fenômeno desencadeante naqueles que apresentam alto risco de complicações. A pHmetria esofágica prolongada tem sido usada como uma ferramenta na pesquisa de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) como uma das etiologias subjacentes.

OBJETIVO:

Este estudo tem como objetivo verificar a frequência da DRGE em lactentes de até 1 ano de idade, quando a pHmetria foi realizada para investigação da BRUE de alto risco, e analisar se alguma característica clínica ou sintoma particular relatado pelos cuidadores durante a BRUE poderia estar correlacionado a DRGE.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo observacional, transversal, cujos dados foram coletados retrospectivamente de pacientes menores de 1 ano de idade, que realizaram pHmetria em hospital terciário para investigação de BRUE de alto risco de outubro de 2008 e janeiro de 2018. Para a análise dos prontuários, um protocolo de coleta de dados incluiu: sexo, idade no primeiro episódio de BRUE de alto risco, idade no momento da pHmetria, idade gestacional, tipo de parto (normal ou cesárea), peso ao nascer e sintomas associados a alto risco-BRUE relatado por cuidadores. A relação entre as variáveis foi avaliada por meio do teste exato de Fisher, qui-quadrado e teste de Mann-Whitney. O nível de significância foi estabelecido em 0,05.

RESULTADOS:

Foram incluídos 54 lactentes (pré-termo 25, termo 29), 62,9% do sexo masculino, idade mediana na BRUE de alto risco foi de 36 dias. De acordo com o relatório do cuidador, 53,7% dos episódios de BRUE de alto risco ocorreram durante ou logo após a alimentação. Resultados da pHmetria: nove resultados da pHmetria foram considerados inconclusivos, refluxo fisiológico (n=30) e DRGE (n=15). A frequência de DRGE diagnosticada por pHmetria foi de 33%. A DRGE não foi estatisticamente relacionada ao sexo (P=0,757), idade no primeiro episódio de BRUE de alto risco (P=0,96), idade no momento da pHmetria (P=0,72) prematuridade (P=0,321) ou tipo de parto (P=0,738). A DRGE foi estatisticamente relacionada ao baixo peso ao nascer (P=0,023). Não houve associação entre os sintomas relatados pelos cuidadores durante BRUE de alto risco e o diagnóstico de DRGE.

CONCLUSÃO:

A DRGE diagnosticada pela pHmetria foi encontrada em um terço dos lactentes que vivenciaram BRUE de alto risco, mostrando a importância da investigação adequada. Em metade das crianças, o evento ocorreu durante ou logo após a alimentação. Além do baixo peso ao nascer, não foi possível selecionar outros dados da história clínica que sugiram que esses pacientes terão maior probabilidade de apresentar DRGE.

Palavras-chave:
Eventos inexplicáveis breves e resolvidos; eventos de aparente risco de vida; doença do refluxo gastroesofágico; lactentes; neonatos

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br