Acessibilidade / Reportar erro

Doenças imunomediadas em pacientes com doença celíaca e em seus familiares: um estudo comparativo entre idade e sexo

RESUMO

CONTEXTO:

Até 15% das outras doenças imunomediadas (DIMs) podem ocorrer em pacientes com doença celíaca ao longo de suas vidas e estão associados a múltiplos fatores, incluindo sexo e níveis de hormônios sexuais. Além disso, o sexo está associado a diferenças na apresentação, início, progressão e desfecho das doenças.

OBJETIVO:

Investigar a prevalência de DIMs ao diagnóstico de doença celíaca e em seus familiares de primeiro grau e comparar os resultados entre sexo feminino e masculino em diferentes idades.

MÉTODOS:

Estudo retrospectivo incluindo pacientes brasileiros com diagnóstico de doença celíaca que realizaram acompanhamento com o mesmo médico no período de janeiro 2012 a janeiro de 2017. Dados demográficos e histórico médico foram coletados através de um questionário auto administrado e prontuários médicos dos pacientes envolvidos. No total, 213 pacientes eram portadores de doença celíaca, dos quais 52 do sexo masculino (idade média 40,0 anos) e 161 do sexo feminino (idade média 41,4 anos). Os pacientes foram divididos em dois grupos de acordo com o sexo e idade.

RESULTADOS:

DIMs foram observadas em 60,2% das pacientes femininas (97/161) e 42,4% dos pacientes masculinos (22/52; P=0,22). Entretanto, a frequência de DIMs foi significantemente maior em pacientes do sexo feminino com idade entre 51-60 anos que em pacientes masculinos da mesma idade (P=0,0002). Dermatite herpetiforme apresentou maior prevalência no sexo masculino (P=0,02), enquanto atopia obteve maior prevalência nas pacientes do sexo feminino (P=0,02). DIMs observadas em familiares de primeiro grau foram similares as encontradas nos pacientes (70,9%; P<0,001), com um maior número observado em familiares femininos.

CONCLUSÃO:

A frequência de DIMs em pacientes com doença celíaca foi similar nos grupos etários e ambos sexos, exceto as mulheres com diagnóstico de doença celíaca após a idade de 51 anos, as quais apresentaram um aumento na frequência de DIMs em comparação com os pacientes do sexo masculino. Dermatite herpetiforme apresentou maior prevalência em pacientes do sexo masculino, enquanto que atopia foi mais prevalente no sexo feminino. Em relação ao sexo, não foi observada diferença no tipo de DIMs observada entre os familiares de primeiro grau.

DESCRITORES:
Doença celíaca; Doenças autoimunes; Fatores sexuais; Fatores etários; Dermatite herpetiforme

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br