Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da lista de espera para AADs em pacientes cirróticos por VHC

RESUMO

CONTEXTO:

A infecção pelo vírus da hepatite C (VHC) é uma das principais causas de morbidade e mortalidade relacionada ao fígado, através de sua evolução para cirrose hepática, complicações hepáticas em estágio terminal e carcinoma hepatocelular. Atualmente, os novos fármacos para a infecção pelo VHC, baseados nos novos antivirais de ação direta (AADs), modificaram os resultados nesse cenário.

OBJETIVO:

Avaliar a incidência de morte, durante a espera pelo tratamento com as novas drogas, e analisar quais variáveis independentes (idade, sexo, ascite, HDA, albumina, α-fetoproteína, plaquetas e escore de MELD) tiveram relação com o óbito.

MÉTODOS:

Estudo prospectivo com pacientes cirróticos pelo VHC. Inclusão: pacientes cirróticos por biópsia hepática (METAVIR), clínica ou imagem, RNA detectável (VHC). Exclusão: Outras fases de fibrose hepática e carcinoma hepatocelular. Estatística descritiva em variáveis contínuas. Exato de Fisher e Kaplan Meier e Análise de Regressão de Cox para avaliar a associação das variáveis estudadas com o óbito. P<0,05.

RESULTADOS:

Um total de 129 pacientes foram incluídos. Destes, 73% eram homens. A idade média foi de 57,8±12,1, a albumina de 3,5±0,6 mg/dL, as plaquetas de 123,4±59,6 e o escore de MELD de 10,59±3,56. O tempo de observação foi de 11,2±3,26 meses e o número de mortes 9/129 (6,9%). O Kaplan-Meier mostrou associação entre o óbito com albumina menor que 2,9 (0,0006), escore MELD maior que 15 (0,007) e α-fetoproteína maior que 40 ng/mL (<0,0001). A análise de regressão de Cox ajustada mostrou que α-fetoproteína maior que 40 ng/mL poderia ser considerada um risco independente para morte.

CONCLUSÃO:

Concluímos que pacientes com cirrose avançada devem ser priorizados para tratamento com AADs.

DESCRITORES:
Hepacivirus; Cirrose hepática, tratamento farmacológico; Liver cirrhosis, mortalidade

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br