Acessibilidade / Reportar erro

O preparo intestinal em dose dividida é superior à dose direta em pacientes hospitalizados submetidos à colonoscopia hospitalar

RESUMO

Contexto:

Há uma taxa duas vezes maior de colonoscopia com falha secundária ao preparo intestinal inadequado entre pacientes hospitalizados versus ambulatoriais. O preparo intestinal em dose dividida é amplamente utilizado em ambulatório, mas geralmente não foi adaptado para uso entre a população hospitalar.

Objetivo:

O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia da preparação do intestino de polietilenoglicol (PEG) em dose única versus doses separadas para colonoscopias hospitalares e determinar características adicionais do procedimento e do paciente que promovam a qualidade da colonoscopia do paciente internado.

Métodos

Um estudo de coorte retrospectivo foi realizado em 189 pacientes que foram submetidos a colonoscopia hospitalar e receberam 4 litros de PEG como dose dividida ou direta durante um período de 6 meses em 2017 em um centro médico acadêmico. A qualidade do preparo intestinal foi avaliada usando-se o Boston Bowel Preparation Score (BBPS), o Aronchick Score, e relatório sobre a adequação do preparo.

Resultados

O preparo intestinal foi relatado como adequado em 89% do grupo de dose dividida versus 66% no grupo de dose direta (P=0,0003). Preparações intestinais inadequadas foram documentadas em 34,2% do grupo de dose única e 10,7% do grupo de dose dividida (P<0,001). Apenas 40% dos pacientes receberam PEG em dose fracionada. O BBPS médio foi significativamente menor no grupo de dose direta (total: 6,32 vs 7,73, P<0,001).

Conclusão

O preparo intestinal em dose dividida é superior ao preparo de dose única em todas as métricas de qualidade relacionadas para colonoscopias sem triagem e foi adequadamente realizado no ambiente de internação. As intervenções devem ser direcionadas para mudar a cultura das práticas de prescrição de gastroenterologistas para o uso de preparação intestinal em dose dividida para colonoscopia hospitalar.

Palavras-chave:
Colonoscopia hospitalar; preparo intestinal; resultados do paciente; melhoria da qualidade; doença colorr

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br