Acessibilidade / Reportar erro

Hipomineralização de molares e incisivos e doença celíaca

RESUMO

CONTEXTO:

A hipomineralização de molares e incisivos (HMI) é um defeito de desenvolvimento de esmalte com etiologia multifatorial. Embora a relação entre doença celíaca (DC) e defeito de desenvolvimento de esmalte já tenha sido demonstrada, a associação entre DC e HMI ainda é incerta.

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência de HMI em pacientes com DC.

MÉTODOS:

Foram selecionados 40 pacientes com DC e um grupo controle com 40 indivíduos sem a doença. O diagnóstico da HMI foi realizado por examinador calibrado (k≥0,889) segundo critérios da Academia Europeia de Odontopediatria. Dados foram analisados por estatística descritiva e teste exato de Fischer (α=0,05).

RESULTADOS:

Dos 80 participantes, 10 apresentaram HMI sendo 8 indivíduos com DC. Pacientes celíacos apresentaram 4,75 vezes a chance de ocorrência de HMI que grupo controle (IC 95%: 2,22-10,18; P=0,044). No total dos dentes avaliados (n=978), 22 apresentaram HMI: 20 dentes em indivíduos com DC e 2 entre aqueles sem a doença. Todos os participantes com DC e portadores de HMI apresentavam a forma clássica da doença. Participantes com DC mostraram 17 (85,0%) dentes com opacidades demarcadas, 2 (10,0%) colapsos pós-eruptivos e 1 (5,0%) restauração atípica. Grupo controle apresentou apenas opacidades demarcadas.

CONCLUSÃO:

DC aumentou a chance de HMI e associada a manifestações clínicas da DC pode auxiliar no diagnóstico da doença.

DESCRITORES:
Doença celíaca; Desmineralização do dente, etiologia; Dente molar; Incisivo; Dentição permanente

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br