Acessibilidade / Reportar erro

Respostas pressóricas faringeana, esofágica e do esfíncter esofagiano a tarefas vocais à luz da manometria de alta resolução

RESUMO

CONTEXTO:

A manometria de alta resolução (MAR) é uma ferramenta de grande potencial para mensuração das pressões faringoesofágicas durante a fonação.

OBJETIVO:

O estudo visa avaliar pressões faringianas, do esfíncter esofagiano superior e do esôfago durante manobras fonatórias.

MÉTODOS:

Doze (seis homens, idade média 27 anos) cantores profissionais foram submetidos à MAR e produziram quatro tarefas vocais em intensidade baixa, média e alta: vogal / ae /, escala ascendente de cinco notas, palavras /hey/ e /go/. Pressões aos níveis da faringe, esfíncter esofagiano superior e esôfago foram aferidas além de análise visual dos traçados.

RESULTADOS:

Pressões esofágicas foram maiores na vocalização que no repouso. Pressões da faringe e esfíncter esofagiano superior durante a fonação não foram diferentes que no repouso. Análise visual dos traçados mostrou importante incremento da pressão do esfíncter durante a fonação.

CONCLUSÃO:

MAR é uma ferramenta valiosa para mensurar as pressões faringoesofágicas durante a fonação. Pressões esofágicas são maiores durante a fonação que no repouso e tendem a aumentar com maior intensidade sonora. Análise visual dos traçados mostram dados adicionais sobre a fisiologia do mecanismo da fonação, especialmente na região do esfíncter esofagiano superior.

Palavras-chave:
Pressões; faringe; esôfago; manometria; voz; fonação

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br